quarta-feira, 20 de julho de 2011

Secretaria de Educação aumanta investimentos em infraestrutura das escolas


Secretaria de Educação aumanta investimentos em infraestrutura das escolas 
Por Joelma Conceição Reis
A escola é considerada um dos principais elementos do ambiente social da criança, devido ao importante papel na formação de valores sociais e culturais, e no próprio desenvolvimento humano. Nesse sentido, a comunidade escolar de hoje é mais exigentes no que diz respeito aos espaços educacionais para a formação de seus filhos; pois os mesmos sentem-se mais motivados quando encontram uma ambiência pedagógica adequada à aprendizagem e planejada para aulas dinâmicas e prazerosas. Assim afirmava Paulo Freire (1980) no livro Teoria e prática de libertação que “somente outra maneira de agir e de pensar pode levar-nos a viver uma outra educação que não seja mais o monopólio da instituição escolar e de seus professores, mas sim uma atividade permanente, assumida por todos os membros de cada comunidade e associada de todas as dimensões da vida cotidiana de seus membros”.

A escola atual precisa investir em salas de aulas bastante espaçosas, iluminadas e bem ventiladas, pois esse espaço escolar configura-se como elemento fundamental para a formação do ser humano. A busca da harmonia entre o usuário e o ambiente é uma questão que deve ser cuidadosamente relacionada, pois deve haver uma interação entre espaço físico, atividades pedagógicas e comportamento humano.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina também prevê para o ano de 2011 o aumento de recursos para a reforma das escolas municipais e construção de laboratórios e salas de aula. Os dados mais recentes divulgados pela Diretoria de Planejamento mostram que, em 2010, foram reformadas mais de 41 escolas, entre laboratórios, construção de salas de aula e de recursos. O objetivo é que, até 2012, sejam investidos pelo menos R$ 6 milhões, através do PAC 2 em reformas e construções de médio ou pequeno porte.

Entendemos, ainda, que as reformas escolares de grande amplitude não podem ser feitas sem planejamento e em larga escala. Nesse campo, é necessário começar devagar, porque, lembrando Clarice Lispector, “a direção é mais importante do que a velocidade”. Deve-se começar por algumas unidades previamente selecionadas; como por exemplo, para este ano de 2011, já foi licitado a construção de dois centros de Educação Infantil, nos bairros Pedra Linda e João de Deus e está previsto a construção de mais 5 unidades nos bairros Henrique Leite, Jardim São Paulo, Loteamento Padre Cícero, Pedro Raimundo e Rio Corrente. Essas unidades vão seguir uma arquitetura nova, conforme estabelece o Plano Nacional de Educação. Para isso, a Prefeitura de Petrolina conta com o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) do Ministério de Educação, por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação.

A SMEP já iniciou o processo de licitação dessas 2 unidades. Os Projetos da Educação Municipal, preveem medidas que variam entre: ampliação e construção de espaços escolares que seguem o padrão exigido pelo PNE, bem como a garantia de formação dos professores; e incentivo aos projetos de produção de experiências pedagógicas. Conforme a professora Célia Regina, Secretária de Educação, a discussão sobre a qualidade da educação brasileira avançará muito neste ano, já que está na pauta do projeto do Executivo que estabelece metas para os próximos dois anos desta gestão, que vão desde a ampliação do atendimento na educação infantil até a oferta da escola em tempo integral.

Outro projeto que animou os estudantes, do ensino fundamental da rede pública de Petrolina, foi à chegada dos ônibus novos para o transporte escolar. A prefeitura da cidade adquiriu dez unidades, por meio do programa “Caminho da Escola”, do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Ao todo foram investidos 1.900.000,00 (um milhão e novecentos mil) para a compra dos veículos, sendo que a prefeitura entra com uma contrapartida e o FNDE libera a maior parte dos recursos. Segundo a Diretora de Gestão, Gilmara Lacerda, com a aquisição, as escolas atenderão cerca de 1.200 alunos da rede pública municipal. “Serão atendidas crianças da zona rural que moram distantes da escola. O acesso à educação depende diretamente desse transporte, principalmente para alunos de áreas de sequeiro do município, que frequentam escolas longe de suas residências, sendo uma garantia contra a evasão escolar e para a segurança dos estudantes”, enfatiza.

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