terça-feira, 7 de junho de 2011

Alunos de Escolas Municipais de Petrolina realizam exposição sobre empreendedorismo

Locadoras de gibis, loja de camisas personalizadas, papelaria de material reciclado entre outras empresas “fictícias” foram expostas na tarde da última sexta feira (03) nas Escolas Municipais Domingos Sávio, no Gercino Coelho, e Jacob Ferreira, no Cosme e Damião. O evento fez parte do Projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em convênio com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/PE e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina.

No período de 30 de maio a 03 de junho, mais de 200 alunos das Escolas Municipais Domingos Sávio e Jacob Ferreira participaram de oficinas realizadas por professores da Rede Municipal de Ensino nas duas instituições educacionais. Durante a semana, os discentes receberam diversas informações sobre empreendedorismo, como por exemplo, noções para se montar o próprio negócio, estrutura organizacional de empresa, entre outros esclarecimentos.

Na sexta-feira (03), último dia da atividade, os alunos puderam expor suas produções, apresentando simulações de empresas em diversos segmentos de acordo com a criatividade de cada grupo de alunos. Segundo a estudante Hozana do Nascimento, 13 anos, que participou das atividades, a oportunidade de obter conhecimento sobre empreendedorismo foi enriquecedora e propôs um ótimo entendimento. “No projeto, aprendi a montar uma empresa, a observar o mercado institucional para ver se oferece lucros, o nível de concorrência, a importância da razão social e muitas outras informações que orientaram sobre vários assuntos ligados ao empreendedorismo”, destacou.

Segundo gestora da Escola Municipal Jacob Ferreira, Rosângela Amorim, o projeto movimentou a escola e envolveu vários alunos do 2º ao 9º ano. “Houve um grande envolvimento nas oficinas e nos trabalhos apresentados. Percebi, também, um interesse muito grande por parte dos alunos. Por toda essa mobilização e boas produções expostas, posso dizer que descobrimos novos talentos aqui na escola”, afirmou. Já a gestora da Escola Municipal Domingos Sávio, Selma Santana, reafirmou o sucesso do projeto e comentou a participação ativa dos alunos. “Os alunos despertaram o espírito empreendedor após as atividades elaboradas e se empenharam muito em cada produção realizada, mostrando dessa forma, que realmente aprenderam a criar seu próprio negócio”, explicou.

“A Secretaria de Educação de Petrolina sempre está disponível para firmar parcerias como o IEL e o Sebrae, e qualquer outra empresa em que o aluno possa sair ganhando. Neste projeto, os alunos puderam entender com funciona na teoria e na prática a visão empreendedora, e isso é muito importante”, relatou a Diretora de Gestão em Rede, Gilmara Lacerda.

Os alunos que tiveram mais de 75% de frequência das atividades realizadas durante a semana, receberão gratuitamente certificados de conclusão do evento.

Texto: Élida Maria
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
06/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário