segunda-feira, 4 de abril de 2011

Escola Municipal Paulo Freire recebe a 7ª Ação da Justiça e Cidadania de Petrolina


Na manhã de hoje, foi realizada a sétima Ação de Justiça e Cidadania de Petrolina. O evento aconteceu na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro São Gonçalo e contou com a presença do Juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina Marcos Bacelar, Secretária Municipal de Educação, Célia Regina a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia, Jairo Diógenes (Advogado do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Sargento Severino (colaborador), Rosinete Bonfim (Diretora de Atenção à Criança e ao Adolescente) e do Vice-Prefeito de Petrolina, Domingo Sávio. Em pauta, foram tratados assuntos como responsabilidade social, responsabilidades dos pais, direitos e deveres das crianças e o combate à violência.

População, alunos, gestores e professores participaram do evento que teve como foco a importância dos direitos e deveres da sociedade, da família e dos estudantes no processo educativo. “Essa ação é útil para evidenciar que a educação não é só função da escola, mas também dos pais que têm o dever de estar sempre acompanhando e buscando conhecimentos acerca dos seus deveres de transmissão de valores para seus filhos, a fim de que eles se tornem bons cidadãos”, afirmou a Diretora de Atenção à Criança e ao Adolescente, Rosinete Bonfim.

Ainda sobre a responsabilidade dos pais, o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, reforçou a importância de cada familiar em cuidar, acompanhar, auxiliar na efetivação da cidadania e, quando necessário, impor limites. “Os alunos de hoje precisam de limites e isso só acontecerá com o apoio dos pais. É preciso que a sociedade entenda que a educação não é só um dever da escola e dos professores, mas também da família que deve passar um ambiente familiar descente à criança. Para isso, estaremos implantando os comitês nas escolas para que eles possam ser os olhos da justiça, ver e denunciar as irregularidades, tantos das escolas quanto dos pais”, declarou.

De acordo com a mãe de uma estudante, Maria Aparecida Lima (44 anos), a divulgação dessa ação é de grande importância, pois visa o fim da violência e a conscientização dos estudantes. “Precisamos de mais ações como essa e de segurança nas escolas do município para que possamos ter mais tranquilidade quando nossos filhos estiverem na escola”, afirmou.

A gestora da escola vê com grande importância a ação realizada na unidade e espera conscientizar a população a não destruir o patrimônio público que é da própria sociedade. “Infelizmente, existem casos de violência na escola, poucos, mas acontecem e estamos trabalhando para acabar com isso. Recentemente, tivemos um caso de roubo da fiação da nossa escola. Esperamos que com essas palestras a sociedade possa abrir os olhos e ver que é necessário valorizar o ambiente de ensino-aprendizagem das crianças da comunidade”, destacou.

Para a Secretária de Educação, Célia Regina, o evento teve grande importância no meio educacional, pois objetiva melhorar a integração entre alunos, pais e escola, além de buscar reduzir a violência e a evasão escolar. “Precisamos ficar atentos com as nossas crianças, não só ao governo e nem à escola, mas também aos pais, para que sejam evitados os problemas dentro e fora de sala de aula, além de acompanhar o desenvolvimento do seu filho para combater a evasão escolar, buscando assim um futuro melhor, que ofereça mais facilidade em ingressar no mercado de trabalho”, enfatizou.

A programação do Justiça e Cidadania nos Bairros segue até o dia 28 de março, com ações realizadas pelos parceiros: Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Ministério Público do Trabalho, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Vara da Infância e Juventude de Petrolina e Guarda Municipal.

Texto: Roberto Araújo
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
15/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário