segunda-feira, 4 de abril de 2011

Em entrevista coletiva, Prefeito Julio Lossio explica mudanças para a melhoria na educação municipal

 
Nesta manhã (03), o Prefeito Julio Lossio e a Secretária de Educação Célia Regina, realizaram uma entrevista coletiva com os veículos de comunicação da região, para falar sobre a Educação no município de Petrolina. Em dois anos de gestão, o governo municipal vem investindo na qualificação de professores com avaliações bimestrais, obtendo o resultado de 75% das crianças alfabetizadas. O prefeito informou que foram realizadas reformas em 100 unidades de ensino, com a implantação de laboratórios de informática em 98% das escolas da região.

Em 2008, apenas 15% das crianças entre 0 e 6 anos frequentavam creche ou escola. Estudos realizados pelo Instituto Alfa e Beto (IAB) e pelo Instituto Qualidade na Educação (IQE) comprovaram que o município possuía um grande déficit na educação infantil e fundamental, uma perda de R$ 60 milhões a cada nove anos.

Durante a entrevista, o prefeito Julio Lossio explicou o processo de nucleações que será realizado em escolas de pequeno porte, visando a melhoria no quadro de desenvolvimento dos alunos e da educação básica. A transição será feita nas escolas com poucos alunos, centralizando os alunos em instituições maiores e com melhor estrutura. A instituição de ensino que servirá como padrão será a Escola José Esmelita, destaque em competições nacionais de português e matemática.

Cada núcleo terá uma equipe responsável pelo ensino de 1.200 alunos, composta por diretor, vice-diretor, coordenadores pedagógicos, professores e auxiliares administrativos.

“Algumas escolas passarão por uma nucleação administrativa, mas continuarão em suas estruturas e outras serão transferidas fisicamente. Os prédios desocupados serão transformados em Centros de Educação Infantil, permitindo que as crianças tenham uma base educacional de qualidade. A economia proporcionada pela nucleação será revertida na melhoria das estruturas e, sobretudo, na valorização do professor municipal, com gratificações e o pagamento do 14º salário, baseado em metas alcançadas”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.

A Secretária Célia Regina Carvalho, falou da centralização da gestão administrativa na mudança. “Os diretores das escolas terão as mesmas atribuições de antes, apenas com a diferença de não cuidar de uma única escola, mas sim de 2 ou 3 unidades, dependendo do tamanho do núcleo, formando assim uma equipe de gestão didático, pedagógica e administrativa”, afirmou

Lossio divulgou o investimento de R$ 1.900.000,00 na compra de 10 ônibus escolares para o transporte dos estudantes do município.


Texto: Mônica Silvestre
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
03/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário