Teatro, culinária, música, arte, agricultura e religião, esporte. Não faltaram atividades na Escola Anete Rolim no bairro Pedra Linda, no último dia das comemorações alusivas à Semana da Consciência Negra que começou em Petrolina no dia 20 e culminou nesta sexta feira (26) com uma programação variada. Desde às sete horas da manhã foram realizadas atividades de capoeira, palestras, danças, brincadeiras e oficinas.
Para o professor Renato dos Santos Felipe, os alunos participaram ativamente, mostrando que os grandes temas brasileiros interessam aos jovens. “A experiência mostrou que é preciso discutir e vivenciar questões como a da formação do nosso povo nas escolas. Foi um projeto interdisciplinar que envolveu e integrou a comunidade escolar”, afirmou.
Para a diretora da escola, Mônica Rodrigues Moreira a resposta dos alunos atendeu as expectativas. “Valeu à pena os esforços de todos. Fico satisfeita em saber que a proposta foi bem assimilada pelos alunos, professores e comunidade”, disse. Além dos conteúdos de história, geografia, ciências e matemática, os professores procuraram observar o comportamento do alunado na discursão do tema.
A professora Silvana ressaltou que esses eventos contribuem com o processo de desconstrução de conceitos como o da discriminação. “Aqui, negros, brancos e mestiços interagem experimentando as mesmas atividades e sentimentos. Uma experiência educativa muito rica”, disse.
Para os alunos foi uma festa para celebrar Zumbi e seus descendentes, mas também uma forma de revelar que o Brasil é um país mestiço no qual os afrodescentes têm uma participação fundamental no desenvolvimento da cultura brasileira. No final do evento houve uma confraternização e foi servida uma feijoada aos presentes.A escola Anete Rolim conta com 26 professores e 600 alunos entre o ensino fundamental e médio. Foi fundada em 1998 .
J.Menezes
Prefeitura Municipal de Petrolina
26/11/2010
26/11/2010

Nenhum comentário:
Postar um comentário