sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Alunos da Rede se destacam no Expressarte 2010



Poemas, contos, memórias e artes plásticas, abordando a temática “Nossa gente, nossa terra: histórias que encantam”, foram produzidos por mais de dois mil alunos do Ensino Fundamental da Rede para concorrerem ao Expressarte 2010. Hoje (26) a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou a lista dos vencedores. 

Segundo a Diretora de Gestão Pedagógica, Emília Ribeiro, o Expressarte é um trabalho eminentemente de equipe, e esse é um dos segredos do sucesso. “Nós acreditamos em construir um projeto que desenvolvesse habilidades de leitura, produção de artes plásticas, contemplando também os estudantes que desenham magnificamente, os quais não tinham, até então, o reconhecimento da rede”, afirma.

O objetivo é incentivar a produção de textos e artes plásticas dos estudantes do ensino fundamental, no intuito de contribuir para a ressignificação do processo de escrita, das variedades de leitura e das possibilidades de expressão, estimulando uma relação prazerosa e agradável com a leitura e a escrita. De acordo com a coordenadora do Expressarte, Joelma Reis, o projeto significa a representação identitária da vida dos estudantes que produzem sobre suas histórias, sonhos e desafios.

O projeto foi dividido nas modalidades poema, conto, memória e artes plásticas na categoria do 1º ao 5º ano e 1ª e 2ª fases de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a na do 6º ao 9º ano e 3ª e 4ª fases de EJA. A premiação para os primeiros colocados é um computador; para os segundos uma câmera digital e para os terceiros colocados um MP5.

Para o aluno da IV Módulo do Núcleo Municipal de Estudo de Língua (NUMEL) da Escola Eliete Araújo e primeiro colocado na modalidade artes plásticas, Sidney Pereira, o Expressarte foi uma oportunidade para os estudantes mostrarem os seus talentos e um estímulo para que eles continuem produzindo. “Para mim foi importante porque a gente tem pouco espaço para divulgar qualquer trabalho de arte aqui na região e, além disso, para desenvolver o meu trabalho é necessário um computador e eu consegui isso, através do Expressarte”, destaca. 

Segundo um dos componentes da comissão julgadora da modalidade artes plásticas, J. Menezes, as produções dos alunos foram fieis à temática do projeto e mostraram que eles têm uma sensibilidade e um sentimento de pertença pela terra onde vivem. “A expectativa era principalmente em relação ao ‘olhar’ dos alunos sobre a realidade regional. Confesso que é impressionante esse sentimento identitário num mundo que estimula e apela para o fenômeno da globalização”, revela.

De acordo com a coordenadora, um dos maiores problemas que, ainda hoje, enfrenta a Educação brasileira é a formação de novas gerações de leitores e, nesse sentido, é fundamental o desenvolvimento de projetos que integram o trabalho pedagógico com as propostas de Educação. “O expressarte atingiu seus objetivos, apresentando uma qualidade na melhoria das produções e competências peculiares a cada realidade. A sociedade atual precisa de cidadãos atuantes, que não se limitem a observar a realidade, mas que nela saibam agir, como demonstram nossos discentes, nos textos selecionados”, assegura.

Para a Secretária de Educação do Município, Célia Regina Carvalho, a proposta do Expressarte tem foco na melhoria da aprendizagem. “Estamos comprometidos com o projeto e parabenizamos os professores que conseguiram estimular os alunos a participarem dele”, afirma.

O prefeito Julio Lóssio tem orientado a Secretaria de Educação a estimular os potenciais de atores e autores no processo educativo da Rede Pública e reconhecer o trabalho que concorra para o desenvolvimento da educação. “É preciso dar mérito aos que se dedicam, e quem ganha com isso é a comunidade”, finaliza.  
CLASSIFICADOS:

POEMAS 1° ao 5° ANO:
1º Lugar: Carolina Galvão dos Santos - 5º ano – Escola Olavo Bilac ATALHO
2º Lugar: Edivaldo Santos de Souza – 5º ano – Escola Professor Ricardo Rodrigues de Miranda
3º Lugar: Naise Pereira Evangelista – PAA II – Escola Professora Zélia Matias.

POEMAS 6° ao 9° ANO:
1º Lugar: Carla Andréia Ferreira – 7ª série – Escola D. Antônio Malam Capim
2º Lugar: Eloina Rebeca da Silva Ribeiro – 8º ano – Escola José Nunes de Santana - Nova Descoberta
3º Lugar: Gabriela Rosa Martins – 6º ano – Escola Irmã Luiza Gomes

CONTO 1º ao 5º ANO: 
1º Lugar: Lays Rawane dos Santos Moura – 5ª série – Escola Izacolândia
2º Lugar: Kézia Magda da Silva Souza – 5º ano – Escola Izacolândia
3º Lugar: Weber Thiago Gomes Amorim – 5º ano – Escola Tenente Jessé
Simpatia.

MEMÓRIA 6º ao 9º ANO:
1º Lugar: Rafaela Fernanda Menezes da Silva – 9ª série – Escola Félix Manoel dos Santos
2º Lugar: Maria do Socorro Rodrigues – 8º ano – Escola Engenheiro Alfredo Amorim
3º Lugar: Ítalo de Souza Gomes Amorim – 8º ano – Escola D. Antônio Malan Sítio Lajedo.

ARTE 1º AO 5º ANO
1º Lugar: Ítalo Vitor da Silva – 5ª série – Escola Jeconias José dos Santos Ouro Preto
2º Lugar: Ana Raquel de O. Santana – 4º ano – Escola Félix Manoel dos Sant Tapera
3º Lugar: José Vitor Pereira Gomes – 5º ano – Escola Izacolândia.
                                     
ARTE 6º AO 9º ANO
 1º Lugar: Sidney Pereira da Silva – IV Módulo NUMEL – Escola Eliete Araújo
2º Lugar: Thyslânia Rodrigues Oliveira – 6º ano – Escola Tenente Jessé Simpatia
3º Lugar: Dayla Maria Amorim – 8º ano – Escola Engº Alfredo de Amorim Coelho.
                     

J. Menezes / Edilane Ferreira (Estagiária) 
Assessoria de Comunicação Social 
Prefeitura Municipal de Petrolina-PE 
26/11/2010




Nenhum comentário:

Postar um comentário