Por Joelma Conceição Reis Felipe
A Secretaria da Educação de Petrolina vem desenvolvendo, nos últimos anos, uma série de ações focada na formação de leitores competentes e produtores de textos. São diversos os projetos inseridos na trajetória escolar do estudante e em todos os espaços das escolas para que a leitura, de fato, forme sujeitos produtores de história e de cultura.
Os resultados dos sistemas de avaliação Municipal (PARMEP), estadual (SAEPE), nacional (Prova Brasil), especialmente, no que diz respeito à competência da leitura e da escrita, têm exigido dos projetos educacionais da SMEP prioridade e socialização de experiências, na busca de alternativas inovadoras, capazes de enfrentar os desafios do processo de letramento e leiturização. É fundamental que os professores busquem espaços e propostas de serviços e atividades criativas capazes de despertar o prazer pela leitura e pela escrita nos educandos, nos jovens e na comunidade escolar.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação tem investido em projetos e ações que visam garantir o incentivo à produção de textos dos alunos leitores e escritores, entre eles, destacamos: Projeto EXPRESSARTE, voltado para alunos do Ensino Fundamental e EJA, na perspectiva de desenvolver o hábito de Leitura e Produção de gêneros textuais variados.
Cerca de 12.000 mil estudantes das escolas da rede municipal terão um estímulo a mais para ler e escrever melhor neste ano de 2010. Isso por que vem aí a segunda edição do II EXPRESSARTE, que também poderá ser feita por meio do incentivo de todos os professores. Os alunos têm até o mês de agosto para se inscreverem e garantirem a participação no Projeto, através da inscrição na secretária de sua escola.
Podem participar os alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Eles devem produzir textos dos gêneros: poesia, memórias, artigos de opinião e artes plásticas - sobre histórias do lugar ou das pessoas da região. Em conversa com a Comissão do projeto, a diretora de Gestão pedagógica da Educação, Emília Cristina, comentou que, além de ajudar a ler e a escrever melhor, a iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento do potencial dos participantes. Segundo Célia Regina, secretária de educação “isso tem por base o domínio da língua e a formação cidadã dos alunos”.
O II EXPRESSARTE – 2010, instituído em parceria com as Escolas da Rede Municipal de Petrolina, surge como mais uma estratégia para fortalecer o elo entre as atividades curriculares desenvolvidas em sala de aula e as atividades de Arte e Língua Portuguesa, contribuindo para a ressignificação do processo de escrita, das variedades de leitura, das possibilidades de expressão e estimulando uma relação prazerosa e agradável com a leitura e a escrita. Integrado às ações de melhoria do ensino público, inseridas nas metas estabelecidas para a área da Educação Municipal, o Projeto “II EXRESSARTE ” contribui para estimular e divulgar a produção literária de jovens alunos e educação de adultos do entorno sócio-cultural petrolinense.

Nenhum comentário:
Postar um comentário