sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Professores do município são premiados no 3º Intercambio interdisciplinar dialogando com a prática



A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (08) o “3º Intercambio interdisciplinar dialogando com a prática”, que tem por objetivo premiar os projetos pedagógicos realizados pelos professores do município. O evento foi realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e contou com a presença do prefeito Julio Lóssio, o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Nilo Sergio Monteiro, o diretor presidente da AEVSF/Facape, Rinaldo Remigio, a secretária de Educação Célia Regina, além dos professores do município.

De acordo com a coordenadora do programa, Maria Aparecida Freire, o projeto foi realizado em duas etapas, na primeira os professores inscreveram seus trabalhos, ao todo 29, e na segunda houve a avaliação de uma banca composta por docentes de outras universidades. “Os educadores elaboraram projetos pedagógicos das mais diversas áreas, desde meio ambiente à sexualidade. Os dez melhores foram escolhidos e premiados com um bônus de mil reais cada”, informou.

Durante a solenidade o professor Nilo Sergio Monteiro ressaltou a contribuição do projeto para a educação do município. “A Secretaria Municipal de Educação compreende os vários aspectos importantes dos trabalhos desenvolvidos nas escolas, através dos projetos elaborados pela comunidade escolar, entre eles a ajuda do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Outro aspecto relevante é a questão da interdisciplinaridade, não podemos deixar de frisar a importância de trabalhamos em conjunto integrando todas as disciplinas”, avaliou.

O prefeito Julio Lóssio avaliou a importância da educação infantil nos primeiros anos de vida e esclareceu a importância da parceria público-privada (PPP’s) no setor educacional. “Estudos mostram que educar uma criança, dentro dos modelos pedagógicos, desde a primeira infância é fundamental para os resultados que ela terá no futuro. Devemos também universalizar o atendimento na educação infantil, melhorando a qualidade do ensino. Precisamos rever o nosso modelo de estruturas escolares, nós aprovamos na Câmara Municipal uma Lei de PPP’s para a educação, esse modelo irá melhorar a estrutura física das escolas públicas. Dessa forma os professores e diretores irão cuidar exclusivamente da parte pedagógica e a estrutura física ficará sob a responsabilidade da empresa parceira”, completou.



Mirela Costa
Foto: Elka Macedo
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina - PE
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www.petrolina.pe.gov.br

Um comentário:

  1. QUANDO O MAGISTÉRIO SE FUNDE COM A TEOLOGIA

    Há poucas semanas me debrucei sobre uma importantíssima publicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Uma coletânea de trabalhos apresentados no Fórum Sul Americano de Ensino e Aperfeiçoamento de Professores para o MERCOSUL. Este livro deveria ser leitura obrigatória nas nossas Faculdades de Formação e capacitação de Professores e estar disponível nas Bibliotecas e Secretarias de Educação tal a sua abrangência. Esta minha abordagem focaliza a formação e capacitação docente do ensino fundamental e de I e II grau. Segundo a Profa. Marta Demarchi em seu artigo: Historia de la formación docente em el Uruguay, “a docência se edifica como categoria trabalhadora específica com funções determinadas e um corpo cultural estabelecido, que se articula em e com uma prática definida institucionalment”. Neste caso a formação docente se constrói cultural, política, social e educativamente e enquanto dispositivo de ensino público se estrutura em tempo político entendido como tempo do governo e dos sujeitos que os representam.
    Mas além dos governos a formação docente é uma política pública. O magistério configura um espaço que não desenvolveu um corpus de conhecimento e depende, portanto de outros campos disciplinares, seu saber, sua técnica, mas fundamentalmente sua forma de vida, seu exemplo, proporciona uma consciência histórica nacional. Unifica a língua e transmite valores morais. Então o professor tem a função de mediar a percepção da realidade a fim de alcançar a integração e assegurar dessa maneira a segurança democrática. Esse preâmbulo serve de fundo para mostrar como a teoria se transforma em realidade e o papel transformador, o “ponto de luz”, que é o professor nesse processo. Esse caminho transformador da realidade educacional, a busca pela qualidade do ensino fundamental e médio passa inexoravelmente pela formação e capacitação dos professores, melhoria das condições de trabalho, salários compatíveis e compensadores são elementos complementares e importantíssimos no processo de mudança. A formação e a capacitação dos mestres da rede Municipal tem sido o diferencial no êxito desse planejamento estratégico. A Equipe de Ensino que desenvolve essas capacitações está integrada, coesa e em constante reciclagem. Quero destacar por questões de reconhecimento de valor individual, inclusive com o aval da mídia e do êxito no IDEB obtido por Escolas em que a Equipe prestou formação, a atuação da Profa. Maria Aparecida Freire de Souza. Quero configurar esse destaque como um ícone representativo de todos os Mestres do outro Brasil, o do ensino de Escolas da Zona Rural que a maioria da população brasileira desconhece. Superação e sacerdócio é o nome que as acompanha. Daquelas mestras que andam quilômetros a pé até a Escola, daquelas que passam a semana fora de suas famílias em lugarejos distantes, daquelas que recebem um salário incompatível com a dignidade e a função fundamental para a identidade nacional. Muitas vezes sem as condições instrumentais necessárias a sua lide e que conseguem formar e educar jovens de lugarejos tão dispare com tamanha categoria e excelência e ver estes jovens chegando a Universidade ou encantadas com suas Professoras abraçarem o magistério. A Profa. Maria Aparecida é dessa lavra, chegou onde está por méritos pessoais e sua tenacidade de sertaneja e amor a sua profissão. Acompanhei de muito próximo seu “rito de passagem”, e é, com certeza meritória. Por esse aprendizado e constante capacitação consegue o êxito ao que se dedica e acredita. Através dela, presto minha homenagem a toda a Equipe de Ensino da Secretaria de Educação, ao Prefeito Dr. Júlio Lóssio e a Sra. Secretária de Educação Profa. Célia Regina. "Victoria non fit nisi volens fit quid faciunt"

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